Banksy. Quando uma artísta de rua começa a fazer ativísmo pelos animais.

Banksy é um dos artistas de rua mais provocativos e inspiradores do mundo. Conquistou muitos fãs e adeptos no mundo das artes, seja dentro ou fora do ativismo de rua, por sua incrível capacidade artística, publicitária, criativa e provocativa.

Em Agosto de 2015 ele criou um parque parecido com a Disneyland, o Dismaland, mas fechou em Setembro do mesmo ano. Todos os materiais do Dismaland viraram casas temporárias para mais de 5.000 refugiados na Inglaterra.

Há 3 anos o artista invadiu Nova York com suas artes e um de seus últimos feitos foi criar uma floresta na traseira de um caminhão abandonado, com direito a cachoeira.

Infelizmente seus trabalhos ficam disponíveis até alguma autoridade retirar, ou até mesmos artistas rivais.

Em seu projeto The Sirens of the Lambs (As Sirenes dos Inocentes), chamou a atenção nas ruas com um caminhão de abatedouro, mas ao invés de animais de verdade estava cheio de animais de pelúcia (porcos, vacas, galinhas, cordeiros, patos e até urso panda), imitando a realidade inquietante de uma forma artística. O caminhão intitulado Farm Fresh Meat ganhou a atenção do público nas ruas, da mídia, das redes sociais e até mesmo dos açougueiros de um mercado de carnes onde o caminhão passou em frente, como pode ser visto no vídeo.

Na temporada 22 de Os Simpsons, o episódio MoneyBart teve abertura feita pelo próprio Banksy, que foi transmitida oficialmente pela FOX nos EUA em Outubro de 2010.

Não encontrei referências que provam que ele é vegano. De qualquer forma, ativista pelos animais ele já é.

Referências:

http://inhabitat.com/nyc/banksys-sirens-of-the-lambs-stuffed-animal-slaughterhouse-truck-highlights-the-horrors-of-the-meat-industry/

http://whatsnewonthenews-newspaper.blogspot.ca/2016/10/banksy-new-generation_30.html

https://fr.wikipedia.org/wiki/Banksy

http://www.lefigaro.fr/culture/2015/12/12/03004-20151212ARTFIG00098-le-street-artiste-banksy-rend-hommage-aux-migrants-a-calais.php

http://simpsons.wikia.com/wiki/MoneyBART

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *